Voltar Publicada em 29/09/2017

O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé vem a público esclarecer atendimento no último dia 24


O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé vem a público esclarecer que a criança atendida no último dia 24/09/2017 que virou objeto de matéria veiculada em alguns sites foi atendida logo após dar entrada na unidade por um dos médicos (clínico-geral) e que o mesmo solicitou avaliação de outro profissional médico que estava presente no momento do nascimento da paciente que ocorreu no dia

22/09/2017.

 

A paciente encontrava-se estável e havia sido medicada em casa pela própria mãe, impossibilitando uma conduta medicamentosa por parte do médico que realizou o primeiro atendimento uma vez que altas doses de medicamentos, principalmente em crianças, pode provocar intoxicação e/ou superdosagem e agravar ainda mais o quadro.

 

O outro profissional, médico, cuja avaliação foi requerida, estava realizando um procedimento cirúrgico e não pôde atender de imediato a solicitação, realizando, entretanto, o segundo atendimento da paciente cerca de uma hora após o pedido do colega médico.

 

Durante o tempo de espera, a mãe da paciente foi mais uma vez orientada por uma das enfermeiras plantonistas quanto aos cuidados necessários com a criança recém-nascida e da importância do aleitamento materno como dieta exclusiva até o sexto mês de vida, uma vez que a mãe apresentava certa resistência em realizar tal prática.

 

Após avaliação pelo segundo profissional médico, foi solicitado e realizado exames laboratoriais para elucidação diagnóstica e um terceiro médico concluiu o atendimento, ou seja, a criança em questão foi atendida por três profissionais médicos distintos.

 

É válido salientar que a matéria veiculada também faz menção a uma suposta problemática ocorrida com uma servidora do setor de vacinação, sem esclarecer que a servidora desse setor não faz parte do quadro de servidores do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé.

 

No tocante ao suposto destrato da mãe da paciente por parte de um dos profissionais médicos do nosso quadro, o caso está sendo apurado e serão tomadas as devidas medidas cabíveis.

 

 

Ainda em tempo, a Direção e a Assessoria desta unidade se coloca a inteira disposição para receber denúncias de mal atendimento, reclamações, sugestões e, porque não, elogios como recebemos de vários pacientes no dia a dia.

 

 

Criamos, inclusive, recentemente uma fanpage para melhor divulgação das ações da unidade bem como para promover um canal de comunicação entre a equipe HRSFG e usuário SUS.

 

Nós, do HRSFG, agradecemos a oportunidade de esclarecer os fatos.

 

 

Fonte: Direção e Assessoria do HRSFG