Voltar Publicada em 16/05/2017

Biblioteca Pública Municipal Renan Camilo de Vasconcelos, de Seringueiras, é selecionada para participar do Programa Conecta Biblioteca


A ONG Recode e Caravan Studios anunciaram no dia 10 de maio a lista de 92 bibliotecas públicas que farão parte do Conecta Biblioteca. Juntas, elas atendem em média 74 mil usuários de 24 estados e Distrito Federal. Iniciativa que reconhece o papel vital das bibliotecas para o desenvolvimento de comunidades, o programa irá oferecer apoio e formação continuada aos profissionais e bibliotecários desses espaços, estimulando-os a aprofundarem seu papel como agentes de transformação.

 

A convocatória recebeu mais de 180 inscrições em todo o Brasil, sendo 55 vagas disponíveis para bibliotecas em municipios de até 20 mil habitantes e ao menos 3 computadores com internet para usuários. As outras 37 vagas foram preenchidas por bibliotecas habilitadas da fase inicial do Programa, realizada entre 2015-2016. Os coordenadores estaduais de bibliotecas públicas apoiaram a divulgação e mobilizaram gestores dos municípios.

 

 

Em Rôndonia a coordenadora estadual de bibliotecas públicas, Nazaré Silva, visitou os municipios que possuem biblioteca pública para analise in loco das ações e avaliação preliminar objetivando o incentivo e mobilização necessários à participação.

 

 

O Programa Conecta Biblioteca objetiva aumentar o número de usuários de bibliotecas públicas no Brasil ao atrair “não usuários”, especialmente os jovens, por meio de programas de preparação educacional e de trabalho que estão relacionados diretamente com as necessidades da comunidade, dando suporte para o aumento da sustentabilidade das bibliotecas em todo o país.

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

 

Contrapartida das bibliotecas selecionadas


• Mínimo de três computadores instalados e voltados para o uso da comunidade;


• Internet banda larga (desejável no mínimo 3 Mbps por máquina);


• Disposição da gestão da biblioteca em trabalhar com um projeto que estimule o trabalho participativo, o que significa apoiar a participação dos funcionários da biblioteca e envolver os jovens da comunidade local no dia a dia do espaço;


• Envio mensal de relatório qualitativo (relato com fotos de oficinas realizadas, eventos e outras iniciativas) e quantitativo (público em geral e variáveis como gênero e idade) das atividades da biblioteca;


• Participação de profissionais em formações presenciais e à distância (com custos cobertos pelo programa), sendo a primeira formação prevista para 29 de Maio a 02 de Junho;


• Participação em reuniões de avaliação e outras atividades destinadas ao acompanhamento e à avaliação de resultados obtidos, como recebimento de visitas técnicas e fornecimento de informações sobre o andamento das atividades propostas.

 

A atuação abnegada e exemplar das gestoras municipais, da Secretária Municipal de Educação de Seringueiras, Profª Kênia Ribeiro, e da Prefeita Municipal Leonilde Aflen Garda, foram imprescindíveis para a adesão ao Programa Conecta Biblioteca, que com visão de futuro apoiaram e incentivaram a responsável pela Biblioteca Pública Renan Vasconcelos, Bernadete Alves de Azevedo, a participar das fases do processo de seleção que culminou na classificação de apenas 2 vagas para o Estado de Rondônia.  Com essa integração de ideias e ideais, ambas mostram uma nova consciência para gerar oportunidades aos jovens por meio da tecnologia disponível no espaço da referida biblioteca, contribuindo assim para um impacto positivo na busca de novos conhecimentos.

 

 

http://recode.org.br/conectabiblioteca/index.php/resultadobibliotecas/

 

 

Fonte: Assessoria/Berenice Azevedo