A Polícia Militar de Rondônia informa os procedimentos adotados na incursão da ação policial nos lotes invadidos da Fazenda Norbrasil nas datas de sábado (10) e domingo (11). Foi constatada a presença aproximada de 500 pessoas na área em litígio. Logo na entrada, a Polícia foi recebida por pessoas hostis e foi necessário o uso de técnicas de Controle de Distúrbios Civis para fins de preservar a integridade física de todos que se encontravam presentes no momento da ação, havendo o controle da situação. A região invadida foi controlada pela ação policial ainda na manhã de sábado (10).
Ainda na tarde de sábado (10), os Oficiais de Justiça iniciaram os trabalhos de reintegração de posse no local, devidamente autorizada pela Justiça, onde o efetivo da PMRO esteve em apoio para a concretização da decisão judicial. A área invadida foi ocupada pelas equipes da ação policial sem confronto armado, onde ocorreu a triagem dos invasores.
Foi detectada no local a existência de muitas munições de arma de fogo, coletes balísticos, binóculos, uniformes camuflados, vários veículos entre automóveis e motocicletas, rádios transceptores, bem como também estrutura de internet via satélite e placas de energia solar.
Na manhã deste domingo (11), foi realizado o trabalho de varredura da região, bem como o término da triagem dos ocupantes da área invadida. A área em litígio foi desocupada, sendo retirados os pertences dos invasores, os quais também foram retraídos por meio de ônibus e caminhões para uma localidade segura próxima. O processo de varredura da região ainda continua.