Voltar Publicada em 08/10/2020

Operação da PF mira organização criminosa instalada na região da terra indígena Karipuna


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (7), a Operação Kawyra, visando dar cumprimento à três mandados de prisão preventiva, seis de prisão domiciliar e 12 de busca e apreensão, no distrito de União Bandeirantes, na Capital.


Segundo a PF, a investigação tem como objetivo desarticular organização criminosa instalada na região da terra indígena Karipuna, com atuação no distrito de União Bandeirantes, dedicada ao desmatamento, queimadas, loteamento e comercialização ilegal de glebas no interior da reserva indígena, popularmente conhecida por “grilagem de terra”.


As ações desta terça, realizadas em conjunto com a Funai e o Exército Brasileiro, decorrem da continuidade das investigações iniciadas na Operação SOS Karipuna, deflagrada em junho de 2019, na qual foi identificado um grupo que utilizava e permaneceu utilizando uma associação e uma empresa de georreferenciamento para iludir supostos compradores de lotes no interior da TI KARIPUNA, com a falsa promessa de regularização dos terrenos junto aos órgãos responsáveis.


Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato, invasão de terras da União, desmatamento ilegal, constituição e participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro.


O termo “Kawyra” tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”, em referência à atuação da Polícia Federal no sentido de preservar a vegetação nativa da Reserva Indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.


Os presos serão encaminhados para o presídio estadual, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

 

Fonte: rondoniagora