Voltar Publicada em 00/00/0000

OPERAÇÃO ASSEPSIA - Polícia Civil desmantela quadrilha que desviou mais de meio milhão em Ji-Paraná


Após 09 meses de intensa investigação, a 2ª Delegacia de Polícia Civil, sob o comando dos delegados Cristiano Mattos e Júlio Cesar Rios, desencadeou a Operação “Assepsia”, que significa limpeza, no município de Ji-Paraná. Ao todo foram cumpridos nove Mandados de Prisões e conduções coercitivas, além de apreensões de veículos, documentos e o sequestros de bens de todos os suspeitos.

 

A Operação contou com o apoio da Delegacia Regional, 1ª DP, DDM e Policiais Civis de outras localidades.

 

Segundo as primeiras informações, o esquema era encabeçado pelo Gerente de Fiscalização, Joseph Newton Fernandes Rabelo, e teve participação de membros da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Ji-Paraná.

 

O Delegado Cristiano Mattos confirmou que a organização criminosa desviou mais de R$ 500 mil reais do erário público e do Sindicato dos Servidores Municipais. Na casa de Joseph, localizada no bairro Urupá, a Polícia apreendeu três veículos, documentos e diversos cheques de terceiros. Também foi encontrado o comprovante bancário de um saque realizado pelo Joseph na quantia de R$ 160 mil reais.

 

A Polícia ainda não explicou como o esquema funcionava, mas disse que as esposas dos servidores envolvidos na ação eram usadas como “laranja” (pessoa utilizada para receber recursos ilícitos em lugar de outrem) e também foram presas.

 

Uma coletiva foi marcada às 16h00, desta segunda-feira, na Delegacia Regional, onde os delegados explicarão a Operação.

 

Os acusados deverão responder pelos crimes de peculato, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Nomes dos conduzidos na Operação:

 

Joseph Newton Fernandes Rabelo

 

Adricia Maria Pereira (Esposa de Joseph)

 

Geraldo Martins de Spuza (Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos)

 

Rosangela Aparecida Calderari (Esposa do presidente do Sindicato)

 

Walter Louback

 

Inês Aparecida Louback

 

Almir do Nascimento Soares

 

Edilson Gonçalves de Araújo

 

 

Matéria. comando190