Voltar Publicada em 14/01/2022

DRAGO 2 - Polícia Civil deflagra a operação "O CHAMADO" contra o crime organizado em Rondônia


A Polícia Civil do Estado de Rondônia, através da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – DRACO2, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 14.01.2022, a Operação “O Chamado”.

Foram cumpridos 28 (vinte e oito) mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná/RO, dentre eles, em setores da Assembleia Legislativa, como no gabinete de um parlamentar estadual, em residências particulares, em empresas privadas e em escolas públicas. 

As medidas cautelares visam coletar elementos de informação para a investigação de organização criminosa, ligada a um Deputado Estadual, dedicada ao uso de emendas parlamentares em contratações fraudulentas de obras e reformas de escolas estaduais. Até o momento, o valor destinado irregularmente via emendas soma R$ 1.034.354,00 (um milhão, trinta quatro mil, trezentos e cinquenta e quatro reais). Esse montante tende a ser superado, considerando a fase de investigação interna de outros recursos e fontes.

Apurou-se também, a atuação da ORCRIM em fraudes de contratos de locação de veículos, na prática popularmente conhecida por “rachadinha”, na qual servidores transferem uma parte ou a quase a totalidade dos seus salários aos líderes do esquema criminoso, além da nomeação de servidores “fantasmas”.

A deflagração contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil, da capital e do interior do Estado, mobilizando mais de cento e cinquenta policiais do seu efetivo.

Fonte: Assessoria DRACO2