Porto Velho/RO – A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio do Departamento de Narcóticos (DENARC), deflagrou, nesta data, a Operação METAPHORÁ, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa (ORCRIM) estruturada, especializada no transporte de grandes carregamentos de entorpecentes entre os municípios de Guajará-Mirim e Porto Velho.
A ORCRIM utilizava majoritariamente caminhões e outros meios logísticos para burlar fiscalizações, contando com um modus operandi altamente sofisticado. O nome da operação faz referência à palavra grega metaphorá, que significa “transporte”, simbolizando a principal estratégia adotada pelo grupo: o uso de compartimentos ocultos em veículos de carga, apoio de batedores e comunicação por satélite via antenas Starlink, o que garantia contato constante, inclusive em regiões sem cobertura de telefonia móvel.
Durante a deflagração, mais de 70 policiais civis foram mobilizados para o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão e 23 mandados de prisão preventiva, nas cidades de Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes.
Um dos investigados foi preso em flagrante com drogas e munições na capital.
No curso das investigações, foi determinado o bloqueio de valores em contas bancárias de 15 investigados, bem como o afastamento do sigilo bancário, com autorização judicial. Essas medidas visam mapear o fluxo financeiro da ORCRIM e identificar possíveis ocultações patrimoniais. A investigação financeira segue em andamento com foco na asfixia econômica da organização, buscando inviabilizar a continuidade das atividades ilícitas.
Até o momento, foram apreendidos entorpecentes, aparelhos eletrônicos, documentos e diversos elementos de prova, que serão fundamentais para aprofundamento das análises e eventual deflagração de novas fases investigativas.
A Operação METAPHORÁ é fruto de um trabalho técnico, estratégico e integrado entre o setor de inteligência e as unidades operacionais do DENARC/PCRO, com o suporte de medidas cautelares deferidas pelo Poder Judiciário.
A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, atuando com inteligência e firmeza para proteger a sociedade e enfraquecer estruturas criminosas em todos os níveis.
A Operação METAPHORÁ foi deflagrada no âmbito da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, voltada ao fortalecimento da atuação integrada e estratégica nas regiões fronteiriças do país.
Fonte: Assessoria