Na madrugada desta terça-feira (25), uma denúncia que um bando com oito bandidos estavam tentando atravessar uma caminhão roubado em uma balsa, na Região de Santa FÉ, comunidade de Costa Marques. Após a denúncia, os policiais deslocaram–se até o local, onde o bando tentava realizar a travessia, mas o bando já havia adentrado no rio e subtraia o caminhão, onde os policiais só conseguiam ouvir barulhos de embarcação margeando o rio com sentido Porto da cidade de Costa Marques/RO.
A equipe de policiais agiu rapidamente e chegou até a beira do rio, e avistou o caminhão descendo em cima de uma chata de madeira sentido o Rio Blanco que liga a Cidade de Nova Brema território boliviano. Já em busca de interceptar o bando, os policiais em uma voadeira aproximaram da embarcação percebendo que os bandidos estavam abrigados e escondidos utilizando armas longas (fuzis e metralhadoras). Quando da aproximação dos policiais, estes foram recebidos com cibiéis em seguida a tiros, sendo obrigado o revide da injusta agressão iniciando uma troca de tiros que acabou com dois policiais civis feridos aos quais foram identificados por Guimarães e Monica atingidos no braço e pernas respectivamente por balas de fuzil.
Os policiais caíram na água, e os bandidos por estarem embarcados na chata levavam vantagem e a todo momento com ajuda dos cibiéis procuravam pelos os policiais e atiravam rumo a embarcação dos policiais, com intuito de executa-lós. Depois, os bandidos fugiram rumo a Bolívia, e os policiais alvejados conseguiram chegar a barranca do rio e encaminhados ao hospital.
Depois de todas esses fatos, o comandante da Policia Militar Ten Pazinatto, e os delegados da Policia Civil de Costa Marques e de São Francisco, Fábio e Leomar reuniram–se com o oficial da Marinha Boliviana para incursão de patrulhamento sobre rio para localizar pertences e apetrechos dos policiais e tentar localizar o caminhão e principalmente os criminosos.
Já, realizando a incursão de patrulhamento no Rio Guaporé onde foram respeitado os limites entre Brasil e Bolívia, as patrulhas de policiais civis e militares em embarcações realizaram o patrulhamento e cerca de uma hora após o inicio da missão, avistaram o caminhão ainda em cima da chata, onde uma embarcação com três tripulantes escoltavam a balsa com o caminhão roubado. os bandidos começaram a tirar contra as guarnições fluviais sendo preciso o revide da injusta agressão até os bandidos abandonaram a balsa e fugiram rumo a Cidade Nova Brema.
A balsa com caminhão foram rebocados para a Cidade de Costa Marques pela as patrulhas brasileiras e boliviana, ainda foi realizado uma incursão de pelo seis km via terrestre para localização dos outros cinco elementos que atentaram contra a vida dos policiais, mas não foram localizados.