Um grupo de aproximadamente 100 fazendeiros bloqueou a ponte sobre o Rio Bananeira na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 06h, na BR-429, nas proximidades da entrada de Seringueiras, município que fica localizado aproximadamente 550 quilômetros de Porto Velho. Conforme as informações preliminares os manifestantes estão autorizando apenas veículos de emergência a passar pelo bloqueio.
Conforme informações obtidas pelo site Rota Comando, o motivo desse protesto é pressionar as autoridades para providenciar a retirada imediata dos integrantes do movimento dos trabalhadores rurais sem-terra pertencentes ao grupo intitulado Liga dos Camponeses Pobres (LCP) que ocupam a fazenda Bom Futuro. A invasão realizada de forma violenta aconteceu no último domingo (17), na propriedade localizada na linha 14, KM-03 em Seringueiras.
Vale destacar que chegou a ser mobilizada uma força tarefa para cumprimento mandado de busca e reintegração de posse na fazenda Bom Futuro. Durante as negociações houve um princípio de emboscada e o Coronel Paradela, considerou prudente suspender a operação da reintegração de posse.
Na última terça-feira (26), foi realizada uma reunião Câmara Municipal de Seringueiras e estiveram presentes a advogada da LCP, Polícia Militar, Policia Civil e Ouvidores Agrários do Incra, para buscar uma solução pacífica para a retirada dos invasores. Segundo informações os sem-terra somente aceitam sair do local desde que sejam atendidas várias exigências.
Os fazendeiros deixaram bem claro que a mobilização é por tempo indeterminado até que o Governador Confúcio Moura possa adotar medidas para retirada dos invasores da fazenda Bom Futuro. Os manifestantes estão preparados com mantimentos para manter o bloqueio da via até que se resolva a situação.
Matéria: www.rotacomando.com.br