Os moradores e comerciantes em São Francisco do Guaporé estão assustados com os furtos e arrombamentos que, de acordo com eles, têm sido constantes. Pelo menos cinco ocorrências de arrombamento a estabelecimentos comerciais e residências foram registradas nesse último final de semana no município.
A Polícia Militar tem desenvolvido constantemente ações preventivas e repressivas no combate à criminalidade. No entanto, um dos pontos questionáveis é com relação às penas aplicadas por esse crime e que na avaliação de alguns especialistas deveriam ser mais rigorosas. O crime de furto e arrombamento a residências e comércios são crimes previstos pela lei 9.099/95 do artigo 61, com pena não maior de dois anos. Outro agravante é que se o infrator for conduzido por crimes dessa natureza, em poucas horas estará solto e responderá em liberdade, após o pagamento de uma branda fiança.
O ponto central dessa situação é que a Polícia Militar realiza seu trabalho com ações efetivas de prender os infratores, porém tem que conviver com o Código Penal Brasileiro de uma certa forma com penas pouco rigorosa para esse tipo de crime. O que se espera é uma revisão nas leis pelo Senado Federal que possa trazer mais tranquilidade para a população que não aguenta mais viver com essa situação.
Matéria: www.rotacomando.com.br