Voltar Publicada em 27/08/2020

11º BPM - Polícia Militar em parceria com o Fórum de Alvorada do Oeste adquire bafômetros de alta tecnologia


Na manhã desta quarta feira (26) na sede da 2ª Cia PM, os policiais militares lotados em Alvorada do Oeste/RO, receberam uma capacitação sobre legislação/fiscalização de trânsito e uso dos bafômetros Álcool Sensor IV e bafômetro de triagem IBLOW10 para combater os crimes de trânsitos relacionados ao uso do álcool na direção de veículos automotor no município e região.

Os equipamentos foram adquiridos através de uma parceria entre a Polícia Militar e TJRO, representado pela Excelentíssima Juíza de Direito Dra. Simone Melo, titular do Fórum da Comarca de Alvorada do Oeste, que se fez presente na abertura da capacitação, ressaltando a importância das parcerias dos órgãos e forças de segurança para preservar a vida e integridade física das pessoas que moram e transitam nas vias públicas da região.

Durante as instruções os Inspetores da PRF Brondolo e Jussiglê, da Delegacia da PRF da cidade de Ji-Paraná, ministraram instruções teóricas e práticas aos policiais militares de Alvorada do Oeste, demonstrando as funcionalidades dos equipamentos que detêm alta tecnologia e que já são utilizados por diversas forças de segurança em todo o Brasil.

A grande novidade é a aquisição do bafômetro de triagem IBLOW 10, que não necessita de contato físico do condutor de veículo com o equipamento para aferir se ingeriu ou não ingestão de bebidas alcóolicas. Esse procedimento é realizado em poucos segundos, com o condutor ainda dentro de seu veículo, permitindo maior agilidade e transparências nas fiscalizações, uma vez que o motorista que não bebeu será liberado mais rapidamente, o que permite realizar ampliar o número de motoristas fiscalizados. Para aqueles que não fizeram ingestão de bebidas alcóolicas o equipamento emitirá uma luz verde, e para os forem flagrados bêbados na direção dos veículos automotores o equipamento emitirá uma luz vermelha.

Atualmente, quem é flagrado dirigindo veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência tem a carteira de motorista apreendida e multa no valor de R$ 2.934,70. A CNH ainda pode ser suspensa por 12 meses. E para casos em que seja detectada quantidade acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar, o motorista é conduzido para uma delegacia e responderá pelo crime previsto no art. 306 do CTB.

 

Fonte: Correio do Vale