Voltar Publicada em 21/06/2019

Sem bombeiros, populares arriscam a vida tentando apagar fogo em residência em Alvorada


Apenas 15 cidades possui instalações de corpo de bombeiros no estado de Rondônia


Depois do incêndio que destruiu a casa e a parte dos fundos de um bar, na Avenida Princesa Izabel com a Rua Vinicius de Morais, na última segunda-feira (17), a população de Alvorada do Oeste (RO), município com menos de 16 mil habitantes, está exigindo a presença de uma Corporação do Corpo de Bombeiros no município, que fica distante em torno de 400 km da capital Porto Velho.

 

O município de Alvorada do Oeste, tem apenas dois caminhões do tipo ‘pipa’, um é da prefeitura municipal e o outro pertence ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), e não oferecem condições de combate a incêndios, porque não são apropriados para esse tipo de trabalho, e nem sempre estão a disposição, devido aos trabalhos de recuperação das estradas vicinais.

 

Cada caso de incêndio em casas ou comércio, populares arriscam a própria vida para ajudar a pessoa prejudicada pelo incêndio, como se pode ver no vídeo e fotos registradas pela reportagem do Jornal Correio do vale.

 

O desespero de familiares é notável, mães, filhos e até o dono da residência que foi prejudicada pelo sinistro, choram pelas percas irrecuperáveis. Alvorada do Oeste conta com uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), a proposta reúne no mesmo espaço físico, delegacia de polícia, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Perícia Técnica.

 

Se tem o espaço suficiente para a instalação de Unidade do Corpo de Bombeiros. A população pergunta, porque o município não dispõe de pelo menos um caminhão, e de um motorista, e soldado bombeiro, de plantão, para casos emergenciais. É bom ressaltar, que nem uma cidade do Vale do Guaporé, dispõe de corpo de bombeiros com equipamentos apropriados contra incêndios. 

 

A redação do Jornal entrou em contato, com o Tenente do Corpo de Bombeiros da Unidade Geral em Porto Velho, e por telefone obteve informações que já está avançado um projeto do governo do estado para os 52 municípios, em especial, os municípios acima de 10 mil habitantes, para a instalação de um posto avançado do corpo de bombeiros. O Jornal Correio do Vale também obteve a informação de que apenas 15 cidades possui instalações de corpo de bombeiros no estado de Rondônia.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal Correio do Vale