Voltar Publicada em 24/10/2019

Polícia Civil de Rondônia e Mato Grosso localizam criança levada de São Miguel do Guaporé, sequestrada pelo pai há um ano e oito mês


A POLÍCIA CIVIL de RONDÔNIA, por meio da 1ª Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Guaporé, em conjunto com a POLÍCIA CIVIL do Estado do MATO GROSSO localizou e apreendeu nesta quarta-feira (23/10/2019) a criança D. W. de S., que estava desaparecido desde o dia 24/03/2018, levado pelo próprio pai, sr. Aniz Nery Pinheiro, ex-servidor do Tribunal de Justiça de Rondônia, quando contava com apenas 01 (um) ano de idade.

 

Segundo a genitora, o desaparecimento se deu quando o pai da criança, Sr. Aniz Nery Pinheiro,  pegou esta para fazer compra no centro da cidade. Como a genitora mora no perímetro urbano, era comum o genitor buscar a criança para passar os finais de semana com ele bem como saídas durante a semana, uma vez que a questão da guarda ainda estava sendo regularizada pelo poder judiciário.No dia 24/03/2018, um sábado, o pai teria pegado a criança para fazer compras no centro da cidade, mas não devolveu a criança ao final da tarde.

 

A genitora entrou em contato com o pai da criança, tendo este alegado estar em uma festa no sítio e que se não chegasse muito tarde devolveria a criança, e já no domingo (25/03/2018) não atendeu mais as ligações da mãe.Pelo que foi levantado pelas investigações o fato se deu após o início do procedimento de guarda da criança, onde o pai busca a guarda legal do menor e alegava que este estava sendo mal cuidado pela genitora, fato este não constatado pelo Conselho Tutelar.

 

O desaparecimento foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de São Miguel do Guaporé, quando então se iniciou investigação no intuito de localizar o menor, inclusive sendo expedida pelo Poder Judiciário da comarca uma decisão de busca e apreensão do menor (autos 7000811-53.2018.8.22.0022). Ainda no ano de 2018 foi realizada intensa busca do menor na cidade de São Miguel do Guaporé e cidades vizinhas, sem nenhum resultado positivo.

 

Após trabalho de inteligência, obteve-se informações de que o senhor Aniz estaria no Estado do Mato Grosso, mais precisamente no município de Cáceres. Decorridos 01 ano e 08 meses do desaparecimento do infante, no dia 22/10/2019 o menor foi localizado pela polícia civil na cidade de Cáceres-RO, local onde foi dado cumprimento ao mandado judicial de busca e apreensão, sendo este imediatamente encaminhado até a cidade de São Miguel do Guaporé-RO, por uma equipe da Polícia Civil de Cáceres, junto com um membro do Conselho Tutelar.

 

A criança foi entregue aos cuidados da sua genitora, ainda na noite do dia 23/10/2019, acompanhada do Delegado de Polícia da Cidade, Dr. Lucas Alonso Favarin.Segundo a autoridade policial as investigações continuam em andamento para fins de delimitação das responsabilidades, uma vez que o fato pode se enquadrar no crime de subtração de incapaz, previsto no artigo 249 do Código Penal.

 

Fonte: Assessoria/PCRO