Voltar Publicada em 13/12/2016

PF combate fraudes em Instituto de Previdência e rombo em RO pode chegar a R$ 250 milhões


A Polícia Federal, com apoio de auditores da Previdência Social,  deflagrou hoje (12) a OPERAÇÃO IMPREVIDÊNCIA, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa dedicada à prática dos crimes de gestão fraudulenta e corrupção ativa, com atuação junto aos Institutos de Previdência de Porto Velho (IPAM) e também de outros 05 (cinco) municípios de Rondônia.

 

Cerca de 73 policiais federais dão cumprimento a 30 mandados judiciais, sendo 04 de prisão temporária, 19 de busca e apreensão, 07 de condução coercitiva. Os mandados estão sendo cumpridos nos Estados de São Paulo e Rondônia.

A Justiça Federal também determinou o afastamento do Presidente do Instituto de Previdência de Porto Velho (IPAM) e a proibição de 05 (cinco) investigados frequentarem o local.

 

A investigação apurou que uma organização criminosa, formada por empresários, corretores de investimentos, lobistas e servidores públicos atuou com o fim de viabilizar a realização de aplicação de 80 milhões de reais do IPAM em fundos de investimentos “podres”, como contrapartida pela injeção de valores na campanha de reeleição do Prefeito de Porto Velho. Para atingir seu objetivo a organização criminosa procurou pressionar e corromper servidores públicos, mediante o oferecimento de propina. A organização criminosa pretendia captar 250 milhões de reais junto aos institutos de previdência de municípios de Rondônia para investi-los em fundos “podres”.

 

Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta e corrupção ativa.

 

 

 

DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS


São Paulo: nas cidades de São Paulo (2 buscas), Campinas (1 condução e 1 busca), Jundiaí (1 prisão temporária e 1 busca), Cajamar (1 prisão temporária, 1 condução e 3 buscas)

 

Rondônia: nas cidades de Porto Velho (2 prisões temporárias, 04, conduções e 10 buscas), Ji-Paraná (1 condução e 2 buscas).

 

 

 

Matéria:comando190.com.br