Voltar Publicada em 10/07/2017

V Conferência de Assistência Social em São Francisco do Guaporé


Realizou-se no dia de 30 de junho no Auditório do Fórum da Comarca de Justiça de São Francisco do Guaporé a V Conferência Municipal de Assistência Social, o evento é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social. O tema explorado foi “Garantia dos Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, discutido em quatro eixos principais, permitindo aos conferencistas ampla discussão e exposição de sugestões.

 

A secretária Adjunta Jane Costa Sato, destacou a importância da etapa municipal da conferência, “Todas as articulações do SUAS iniciam das demandas municipais, pois são nestes núcleos que a sociedade percebe as suas necessidades. Nós, como participantes dos municípios, podemos contribuir diretamente das ações municipais, estaduais e nacionais, através do debate e sugestões”, afirmou.

 

Estiveram presentes na conferência, entidades socioassistenciais, sociedade civil e membros da gestão pública e a Prefeita Gislaine Clemente (Lebrinha), que em sua fala deu ênfase ao evento, destacando a necessidade de debater e avaliar coletivamente as políticas públicas de assistência social como “política pública garantidora de direitos”, aprimorando a oferta de serviços e tornando mais acessível e próxima à realidade da população, debatendo o acesso aos serviços, direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social.


Conferências


Todos os municípios Rondonienses devem realizar a Conferência Municipal de Assistência Social até o fim de julho. Nas Conferências, cada cidade deve apresentar propostas de ações ligadas ao tema e eleger seus delegados para representação na Conferencia Estadual. Essas propostas serão novamente debatidas e condensadas para serem apresentadas na Conferência Nacional que acontece em Brasília, em dezembro deste ano.

 

Matéria: Assessoria/Sandra Regina

Fotos: Agnielde B. Adorno