Voltar Publicada em 20/09/2017

São Francisco lança “ID Jovem” - garantindo direitos à juventude de baixa renda


A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social lançou o Programa do Governo Federal “ID JOVEM”. O evento aconteceu no dia 01 de setembro, onde participaram a Prefeita Municipal Gislaine Clemente, Secretária Adjunta da Ação Social Jane Sato, o Secretário Geral Luiz Ricardo, Representante Estadual de Ensino Maurício, a Coordenadora Pedagógica Rute Gabriel, o Vereador Saroba, Deputado Estadual Lebrão com o Coordenador Estadual  do  Programa ID Jovem Rondônia Luiz Paulo Assumpção.

 

“Identidade Jovem” ou simplesmente “ID Jovem” é documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. O programa, instituído pelo Governo Federal, é destinado a jovens de 15 a 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

 

Cerca de 1.401, jovens do Município de São Francisco do Guaporé, estão aptos a participarem do programa. O “ID Jovem” é uma carteira com validade semestral que pode ser solicitada pelo interessado a fim de garantir o direito aos descontos. Como condição para o benefício, esse jovem precisa estar incluído no Cadastro Único do Governo Federal. Para ser inserido no CadÚnico, bastar incluir ou atualizar dados junto ao CRAS. É necessário ter renda familiar mensal que não ultrapasse os dois salários mínimos e deve ter em mãos o NIS - Número de Identificação Social. As informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

 

Esse Programa foi lançado no país no dia 06 de dezembro de 2016 e em Rondônia está sendo implantado pela SEJUCEL – Secretaria Estadual de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, através do Superintendente Rodnei Paes desde maio e beneficiará 129 mil jovens no Estado. “Esperamos que os jovens usufruam bem deste benefício que possibilitará acesso (meia entrada) a eventos e facilidade no transporte Interestadual”, diz a prefeita que compareceu ao evento.

 

O programa beneficiará de imediato os jovens que já possuem número de NIS, estes devem fazer o cadastro no site da www.caixa.gov.br no ícone do programa ID Jovem ou baixando o aplicativo “IDE JOVEM” no celular. Os jovens que não tiverem NIS – Número de Identificação Social deverão procurar o CRAS (munidos de documentos) do município, localizado na Av. Tancredo Neves, esquina com a Rua Rio Grande do Sul.

 

Matéria: Assessoria/ Sandra Regina