Voltar Publicada em 28/12/2017

Prefeita Gislaine Lebrinha, Deputado Estadual José Euripedes Clemente Lebrão participam de Soltura de Milhares de Quelônios ao rio Guaporé


Neste último domingo (17) o projeto Quelônios do Guaporé, promovido pela ONG Ecovale, realizou a soltura de milhares de tartarugas no rio Guaporé, na cidade de São Francisco do Guaporé, município rondoniense fronteiriço com a Bolívia.

 

O projeto existe há 18 anos, conta com o apoio do Governo de Rondônia, IBAMA e entidades públicas e privadas, pelos trabalhos desenvolvidos já recebeu prêmios e reconhecimento em todo o país sendo pauta para reportagens fora do Brasil.

 

A devolução ao rio foi de aproximadamente 5 mil quelônios, de um total de 1.500.000 de filhotes que foram resgatados antes da repentina subida das águas. Pelos cálculos dos praieiros, morreram mais de 800.000 antes do tempo da eclosão devido a cheia.

 

O trabalho de soltura faz parte das ações do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), que é desenvolvido pelo Ibama e tem o objetivo de preservar os quelônios. Agentes do Ibama, pesquisadores, biólogos e moradores da região se revezam na luta pela sobrevivencia da especie, com a ajuda da Eco Vale- Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé, que controla  aproximadamente 8 praias ao longo do Vale do Guaporé, no sentido de proteger a desova dos quelonios contra predadores.

 

Entre os dias 29 de setembro e 10 de novembro deste ano, mais de 10 mil fêmeas colocaram os ovos no principal sítio reprodutivo da espécie na região Norte do Brasil. O ciclo de reprodução dos quelônios ocorre entre os meses de outubro e janeiro.

 

A soltura contou foi realizada na presença de várias autoridades entre elas o Superintendente de Turismo do Estado  de Rondonia   Julio Olivar, o deputado estadual Lebrão , a prefeita de São Francisco Gislaine  Lebrinha, a Superintendente adjunta do Ibama Janete Lima, Vereador Braz Correia  e o coordenador da Ong EcoVale Zeca Lula.

 

A entidade não governamental trabalha na preservasão de quelonios no Vale do Guaporé, há mais de 18 anos. Segundo Zeca Lula a grande incidência de chuva no período prejudicou as previsões dos técnicos da Ecovale que era de soltar 2 milhões de tartaruguinhas.

 

A prefeita Gislaine Lebrinha, agradeceu o convite e parabenizou o trabalho realizado que e de grande importância para o meio ambiente, Gislaine disse da parceira do poder Executivo e Legislativo que apoiam o projeto realizado pela Eco Vale.

 

 

Fonte: Assessoria