Voltar Publicada em 17/04/2018

Lixo é reciclado em São Francisco do Guaporé


A Prefeitura de Municipal de São Francisco do Guaporé em parceria com a Associação dos Garis de Material Reciclável e Reutilizável tem proporcionado um trabalho mais humanizado e educativo, ensinando progressivamente os munícipes a dispor o lixo de forma seletiva; apesar de a educação ambiental ser lei no Brasil desde o final dos anos de 1990 (Lei 9.795/1999), muitos ainda desconhecem o destino do lixo e não refletem sobre os danos que podem trazer ao meio ambiente.

 

Desde que a associação iniciou os trabalhos há três anos, já foram reciclados 250 toneladas de material, incluindo: alumínio e plástico, e 150 toneladas de ferro, que são destinados à empresas no DF e SP, passando por uma empresa intermediária em Rolim de Moura. Atualmente a Associação dos Garis de Material Reciclável e Reutilizável, conta de cinco colaboradores que fazem a coleta seletiva na sede do município, no Distrito de Porto Murtinho e em alguns setores da zona rural; além de periodicamente realizar um trabalho de recolhimento de lixo no rio Guaporé, ajudando na despoluição do rio.

 

Segundo informou o presidente da Associação Agnaldo Silva, o lixo ao invés de um problema para sociedade, foi encarado pela administração municipal como uma forma de oportunidades econômica e social. Se for corretamente separado, coletado e chega ao destino final de forma adequada, pode gerar renda, energia, matéria-prima para indústria e ser promover a inclusão social. Agnaldo ressaltou a importância da grande parceria da Prefeitura Municipal, que tem cedido os caminhões para a coleta, “foi através da prefeitura que demos o pontapé inicial desta associação e hoje esse trabalho é uma realidade, e além da destinação correta, os equipamentos oferecem melhor qualidade para os trabalhadores que coletam os resíduos” finaliza o Presidente.

 

 

Matéria: Assessoria.